quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Breve compreensão da discriminação racial brasileira.

Glaucianne da Silva Brito. Departamento de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade do Estado do Amapá (UEAP).Macapá/AP.

É notório que a sociedade brasileira em pleno século XXI ainda apresenta práticas racistas que contradizem o discurso de sociedade igualitária, a qual busca favorecer o bem de todos sem distinção de cor, raça, origem, entre outros aspectos. A presente análise teve por objetivo verificar a origem do racismo e seus reflexos em diferentes setores, em especial na educação. Assim, pode-se constatar que a realidade vivenciada ocorre devido à abolição inacabada, uma vez que a população negra apesar de liberta do “escravismo criminoso” ainda sofre com a discriminação racial, quadro que busca reverter através de lutas incansáveis pela inserção e valorização na sociedade da qual faz parte, méritos que devem ser atribuídos às reações dos Movimentos Negros. Muitas são as conquistas nessa direção, uma delas diz respeito ao avanço no sentido educacional, representado pela lei 10.639/03, que visa à inserção do estudo da cultura e história africana no conteúdo escolar. No entanto, sua implementação é outro desafio que precisa ser vencido, pois infelizmente a educação brasileira historicamente contribuiu com o “processo de negação do negro”, entre outros motivos pela “indiferença”, bem como por atender as necessidades da classe dominante, que jamais preocupou-se em favorecer os negros. Nesse sentido, é necessário repensar nossa história e reconstruir conceitos que favoreçam o respeito às relações étnicos raciais da população brasileira.

Apoio: Artigo “Abolição Inacabada e a educação dos Afro descendentes” de Henrique Cunha Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu?

Sou graduanda do curso de licenciatura em pedagogia pela universidade do estado do amapá. Atualmente curso o 6º semestre.