quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nem só de teoria vive a pedagogia

Os cursos de formação de professores em sua maioria deixam a desejar, pois simplesmente privilegiam que futuros educadores comprendam saberes teóricos, sem considerar que o conhecimento e vivências da pratica educativa é que oferecem subsidios aos futuros docentes.Não desconsidero o precioso valor que os conhecimentos cientificos oferecem, no entanto percebo que nem só de teoria vive a pedagogia.
Nossa ciência da educação tem se restringido a discussão, falácias e poucas contribuições concretas, durante a graduação somos apresentados a conteúdos que se distanciam da realidade educacional vigente.
Somos levados a admirar as idéias de Paulo Freire, sendo que parte significativa dos próprios professores que a ele nos apresentam não aplicam "os saberes fundamentais a pratica educativa, os quais foram indicados por Freire em sua obra "Pedagogia da Autonomia.
por esse motivo a vivencia do estágio o qual somos submetidos é tão complicada e desafiadora, pois muitas vezes não estamos preparados para a futura atuação, pois estamos bem mais envolvidos com as teorias que a prática se faz algo desconhecido.
E as consequências dessa lacuna durante a formação não são as melhores possíveis.

5 comentários:

  1. Glaucianne,

    Eu acredito que parte significativa da sociedade vê no Curso de Pedagogia apenas o ato de ensinar a dar aulas. Mas, a realidade é diferente nos deparamos com teorias que norteiam a prática educativa do futuro professor. Nesse sentido, somos colocados a prova, quando vamos ao estágio é a hora da verdade!! Pois temos que intervir numa realidade ate pouco tempo desconhecida e saber adequar os ensinos teoricos e metodologicos no curso de formação.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Glaucianne,
    As vezes o fato de não conseguirmos associar teoria e prática que nos frustamos com a nossa formação pedagógica, pois nessa formçação acadêmica muitas vezes não se leva em consideração as vivências, isto é, o contexto em que o educador e educando estão inseridos,como diria Freire, a realidade desses sujeitos.É necessário que tenhamos conhecimentos teoricos sim , mas também conhecimentos práticos para que a nossa ação futuramente como professores faça a diferença.

    ResponderExcluir
  3. As vezes os obstáculos nos colocam a prova. Nossas vivências são ignoradas, nossas palavras esquecidas. Onde faremos a diferença é na realidade dos sujeitos que conhecemos em nossas práticas, estágios, e futuramente em nossas profissões. Eles (professores desqualificados) estam aí, mas nós somos o futuro, e nossas idéias podem mudar a educação. AFINAL A EDUCAÇÃO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO.

    ResponderExcluir
  4. Verdade não só de teoria vivemos no curso de pedagogia, imagina como seria ruim se não tivessemos elas? Como abordariamos as situações que enfrentamos diante dos estágios obrigátorio ofertado pela universidade, não é para fazer analogia entre prática/ensino? A reflexão que fazemos sobre os estágios é na atuação e sobre os professores que observamos servira para nós (acadêmico)os procedimentos que eles estão usando sobre os alunos? NÃO NÃO NÃO "pois nós estamos nos preparando para sermos diferentes". E futuramente em sala de aula faremos diferente ou atuaremos da mesma forma reproduzindo o que observamos e durante a discurssão em sala defendiamos uma postura que agora não fazemos? Hã?
    Estamos nos restringindo apenas como escolão reproduzimos as atividades, visto que se fossemos estimulados a produzir PRODUZIR seriamos contribuiriamos com projetos excelentes para a sociedade amapaense, gostaria de saber produzir um projeto que fosse usado para os alunos, para a sociedade pois precisamos de profissionais sim... Porém nossos interesses (estudantes) logo logo seja o ultimo semestre para formação... As falacias e blá, blá, blá... Como disse P.F. Ninguém ensina ninguém desmerecemos não somente nós que cursamos este curso como desmerecendo todo investimento... E como não concordo com as falacias sou ausente pois prefiro estudar através das ementas pois aprendo bem e muito bem sozinho... quanto educação a pedagogia nos proporciona Ns ferramentas excelente, para minha colega não desmereça o curso, pois mais a frente esses conhecimentos serão posto a prova.Estão saindo professores bons e maus profissionais o que validará nosso curso É O MERCADO DE TRABALHO... Por isso que trabalharei na Inspeção de Ensino

    ResponderExcluir
  5. Legal tocarmos na ferrida do nosso curso.... a grande valorização da teoria em detrimento da prática, das vivencias que temos e que ja adiquirimos...
    Acredito na grande gama de experiencia que temos e que pode e deve nos tornar seres politicamente côncios de nossa responsabilidade esbossada por Freire como "ser mais". Sempre tenho dito que se for pra eu ler um texto, um teoria... eu fico em casa e leio e reflito sobre aquele conteúdo, teoria e sua aplicação na minha prática...
    Infelizmente, muitos docentes só espõem e depositam as informações dos textos e esperam que os acadêmicos fiquem calados, inertes (Prática Pedagogica, que temos desde o 2º semestre) e sem qualquer tipo de relação com a vida.
    Vamos lá futuros pegagogos! Façamos a mudança.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu?

Sou graduanda do curso de licenciatura em pedagogia pela universidade do estado do amapá. Atualmente curso o 6º semestre.