quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Saberes pedagógicos de um grande educador!


Como futura pedagoga não poderia esquecer do nosso grande amigo Freire.Um ícone quando falamos e pensamos em uma educação de qualidade. Eis aí alguns saberes que desejo relembrar a todos aqueles que me dão a honra de sua visita. Freire bem mais que um pensador, foi um educador, conhecedor da realidade educacional, principalmente brasileira e sempre buscou contribuir com a mesma de modo a discutir as lacunas existentes no sistema educacional brasileiro, caracterizado pelo ensino conservador.

Freire em sua obra "Pedagogia da Autonomia" concede aos educadores orientações, ensinamentos e motivação aos profissionais atuantes, bem como aos futuros docentes ainda em formação profissional, o esclarecer dos Saberes necessários a prática educativa transformadora.
Freire se diferencia ao se dispor em um diálogo com os educadores sob argumentações das exigências do ato de ensinar, visa com isso despertá-los ao exercício da criticidade; a necessidade da pesquisa; o respeito à autonomia do ser do educando; o comprometimento, entre outros saberes, que buscam demonstrar que a "mudança é possível". Peço aos conhecedores das idéias de freire que perpassem o discurso e apliquem práticas condizentes com suas defesas, as quais considero de extrema importância a educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu?

Sou graduanda do curso de licenciatura em pedagogia pela universidade do estado do amapá. Atualmente curso o 6º semestre.